quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Grande Vida Grande Mestre


SWAMI SIVANANDA SARASWATI



No dia 8 de setembro de 1887, pertencente a uma família Brahmínica ortodoxa, nasce Kuppuswamy, conhecido posteriormente como Swami Sivananda Sarawati.

Era uma criança inteligente e travesso. No período escolar era considerado um excelente aluno, sempre ganhando prêmios, pertencente de uma voz doce e uma memória fabulosa. Sua formação academica foi a Medicina, na Medical School em Tanjore, no qual permaneceu todo o período de estudo, sem se quiser sair da escola. Foi o primeiro em todos os assuntos. Ele possuía mais conhecimento do que os doutores da mesa examinadora, e no primeiro ano foi capaz de responder questões que os estudantes mais antigos não eram capazes de responder.

Em 1913 foi trabalhar como médico por um longo período de sua vida na Malásia, trabalhando arduamente. Swami Sivananda era muito querido, simpático, humorado, vivo, e falava docemente. Os casos perdidos sempre chegavam para ele, e o sucesso era certo. Por toda parte as pessoas declaravam que ele tinha um dom especial de Deus, para as miraculosas curas efetuadas em seus pacientes. Em casos graves, ele guardava vigília toda a noite. Na sua prática pessoal, atendia aos pobres, fazia visitas e não cobrava por isto. Sua imensa filantropia, seu espírito servil e renunciante encantava a todos. As pessoas chamavam-no de “Coração de amor”.

Mesmo com toda ocupação que a profissão lhe exigia, Swami Sivananda servia aos Sadhus (homens santos), Sannyasins e mendigos. Certo dia um Sadhu deu a ele um livro “Jiva Brahma Aikyam”, escrito por Swami Satchidananda, que o incendiou a espiritualidade adormecida. Ele iniciou a estudar os livros de Swami Rama Tirtha, Swami Vivekananda, Sanakra, a Bíblia, e a literatura da Sociedade Teosófica. Era regular na sua prática diária de Yoga, além estudar as sagradas escrituras como o Bhagavad-Gita, Mahabharata, Bhagavata, e o Ramayana, fazendo isto com grande devoção. Algumas vezes cantava Bhajans e Kirtans (Mantras realizados de forma extrovertida).

Swami Sivananda foi um jovem vaidoso, gostava de roupas de primeira qualidade e colociona alguns objetos extravagantes. Todavia enquanto os dias passavam, ele refletia mais e mais, procurando renunciar ao mundo. Seu coração foi sendo purificado através do serviço amoroso. Por fim, de acordo com os preceitos religiosos, renunciou ao mundo, no ano de 1923, deixando à Malásia e retornando a Índia.

Ao chegar à Índia começou sua peregrinação. Recebeu um Darshana (visão) em Benares do Swami Visyanath, visitando Mahatmas (grande almas) e templos. Posteriormente por sugestão foi para Rishikesh no desejo de procurar um lugar para a meditação solitária. Já estando a quase um mês em Rishikesh no dia 1º de junho de 1924, encontrou seu Guru Swami Visvananda Saraswati, no qual foi iniciado na ordem de Sannyassi, ganhando nesse dia o nome de Swami Sivananda Saraswati.

Sivananda e seus discípulos

A partir daí Swami Sivananda vestiu a roupa de renunciante, comeu para viver, e viveu para servir a humanidade. Um pequeno e pobre Kutir (cabana), que não era utilizado pelos outros, infestado por escorpiões, protegeu-o da chuva e do sol. Vivendo neste Kutir, ele realizou intenso Tapas (austeridades), observando o silêncio e o jejum. Por dias e dias ele jejuava sucessivamente. Ele mantinha um estoque de pão em seu alojamento, e por uma semana assim passava, junto com a água do Ganges. Ele se levantava e se banhava com a fria água do Ganges no inverno apela manhã, antes de iniciar seu Japa (repetição de Mantra) e só saia depois do aparecimento do sol.


Swami Sivananda com um Sadhu

Swamiji nunca negligenciou o atendimento aos doentes. Ele visitou as cabanas dos Sadhus com remédios, servia-os, e lavava seus pés. Pedia alimentos em benefício deles e os alimentava com suas próprias mãos quando eles estavam doentes. Servia água do Ganges para eles e limpava seus Kutirs. Se fosse necessário, ele mantinha vigília noite adentro, do lado da cama do Sadhu doente.Em 1927 abriu um consultório de caridade em Lakshmanjula para servir aos peregrinos.

Swami Sivananda costumava reunir pedaços de papel, e usava envelopes, e os costurava como um pequeno livro de anotações. Ele anotava algumas instruções neste livro. Em uma destas instruções estava escrito: “Não seja vingativo, seja tolerante para o insulto e a injúria”. “Esqueça qualquer que seja a injúria de alguém imediatamente. Nunca a guarde em seus coração. Ela acende o ódio. Cultive Maitri (amizade), Karuna (compaixão), Daya (misericórdia), Prema (amor), Kshama (perdão)”. “Desenvolva boas maneiras, extrema cortesia, etiqueta, boa honra, nobreza, suavidade, moderação. Jamais seja rude, duro ou cruel. Não há nada para odiar no mundo. Ódio é ignorância. Todo e qualquer desprezo de qualquer coisa ou ser deverá ser removida através do amor e do Vichara (investigação)”.

Swamiji viajou ao longo de toda a Índia, durante seu Parivrajaka (vida de monge itinerante). Após a sua peregrinação, ele retornou para Rishikesh, e no ano de 1936 espalhou a semente da The Divine Life Society – Sociedade da Vida Divina -, na orla do sagrado rio Ganges. Ele fundou um Kutir, num local que estava abandonado e dilapidado, muito parecido com um estábulo. Logo teve necessidade de expandir. Eles encontraram mais estábulos, vazios, mas estavam imundos e inabitáveis. Assim começou a Sociedade da Vida Divina.

A partir deste pequeno começo, a Sociedade da Vida Divina cresceu impreterivelmente, e agora é um centro de operações mundiais, possuindo um grande número de ramos, tanto na Índia como fora dela. Ele a registrou no ano de 1936, tendo como principal objetivo à disseminação do conhecimento espiritual e o serviço desinteressado pela humanidade.

Swami Sivananda acreditava no Yoga como alívio do sofrimento humano. Todavia sentia também a necessidade de servir as pessoas com a preparação de medicamentos Ayurvédicos, (rémedios naturais da medicina indiana preparado com ervas) resultado da preparação de raras ervas dos Himalayas. E, então, ele instituiu a Sivananda Ayurvedic Pharmacy (Farmácia Sivananda Ayurvédica).

Outras realizações de Sivananda:
• No dia 28 de Dezembro de 1945, e estabeleceu a Federação Mundial dos Sadhus;
• Organizou a Federação Mundial das Religiões, no dia 19 de Fevereiro de 1947;
• O Yoga-Vedanta Forest Academy estabeleceu-se no ano de 1948, dando treinamento espiritual sistemático para os Sadhakas residentes, e também para beneficiar os visitantes simpatizantes;
• Em 1950 realizou rapidamente uma viagem por toda a Índia e pelo Ceilão (Sri Lanka), para comunicar sua mensagem divina por toda a extensão do país. Ele realmente despertou a consciência moral no coração das pessoas;
• Estabeleceu o Parlamento Mundial das Religiões no ano de 1953, no Sivanandasahrama;
• O Hospital de Olhos Sivananda foi aberto em Dezembro de 1957;
• O Yoga de Swami Sivananda, realiza um harmonioso desenvolvimento das “mãos”, “cabeça” e “coração”, pelo intermédio da prática de Karma-Yoga, Jñana-Yoga e Bhati-Yoga.

Em 14 de julho de 1963, Swami Sivananda entrou em Mahasamadhi (deixou o corpo físico), nas margens do Rio Ganges. Swami Satyananda Saraswati foi discípulo de Sivananda.

Sw Sivananda com Satyananda

Fonte:
- http://www.gita.ddns.com.br/bgitasivananda/bgita.php
- Sua Santidade Sri Swami Sivananda Saraswati Maharaj -
Sri Swami Krishnapriyananda Saraswati-Sociedade Internacional Gita Do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...