quarta-feira, 20 de março de 2013

HARI OM TAT SAT


HARI OM TAT SAT
Hari Om Tat Sat é a união de dois Mantras antigos dos Vedas. Hari Om é um e Tat Sat outro.
“Hari” significa a vida e o universo manifesto, o que podemos ver como a criação.
“Om” representa a realidade que não podemos ver com nossos olhos, porém podemos perceber, é o aspecto não criado do absoluto. É a realidade pouco evidente, o aspecto não visto, invisível.
“Tat” significa é.
“Sat” significa a verdade.
Então “Hari Om Tat Sat” significa “É a verdade”. Isso que posso ver com meus olhos e o que está além dos meus olhos são o mesmo, não é diferente. O criador e a criação são apenas um.
Esse Mantra está sempre presente nos textos deste Blog, em alguns livros de Swami Satyananda Saraswati,  e nas aulas de Yoga do estilo de Satyananda Yoga. Sempre que utilizamos esse Mantra, queremos dizer que o visível e o invisível são UM. O que vejo com meus olhos e aquilo que está além dos meus olhos é a mesma coisa, não é diferente. O criador e a criação não são dois, pois o criador não criou a criação, mas se manifestou ou se transformou em criação.
Hari Om Tat Sat

3 comentários:

  1. Gostei muito desta explicação da ligação destes dois mantras ,o hari om eotat sat.Estas explicações ajudam -nos a compreender melhor a yoga eu costumo pesquizar muito na yoga sámkhia do centro de yoga da quinta do anjo ,coordenado pelo mestre internacional;Jorge Veiga e Castro,que orienta esupervisa vários centros de yoga no nosso pais:

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da apresentação da ligação de dois mantras o hari om e otat sat é uma grande ligação entre dois mantras é aligação entrea vida e a verdade eu tambem gosto de pesquizar na yoga por isso ao pesquizar o hari om que executamosnos exercicios vim encontrar esta explicação que me ajuda um pouco no meu seguimento na yoga.

    ResponderExcluir
  3. Grata por acessar o Blog do Satyam Espaço de Yoga. Realmente a explicação desse Mantra além de ser muito bonito e intenso é também muito inspirador !!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...